O que é o resgate de pessoas portadoras de doenças comportamentais e vícios?
O Resgate do Paciente, ou seja, a Remoção Involuntária nos dias de hoje continua causando polemicas a cerca de questionamentos, tais como: Se o tratamento funciona mesmo que o paciente não aceite?
Resgate ou remoção são os termos usados pelos profissionais do Internação e Reabilitação para o procedimento em que o paciente é conduzido até nossa Clínica para ser tratado, esta vinda é contra a sua vontade no momento da abordagem.
Gostaríamos de esclarecer com poucas palavras como funciona este procedimento.
Com certeza não existe um tratamento contra a Vontade, o que existe é a internação contra a vontade e por espontânea vontade, estes termos são chamados de Internação Involuntária e Internação Voluntária.
Após a Internação, independente de qual seja o método, é possível que o paciente passe por desconfortos causados por crises de abstinência entre outros, e com certeza na maioria dos casos eles solicitam a saída do Hospital.
Neste momento contamos com experiência do Médico e Terapeutas da clínica para aconselhar e combater estas crises, conscientizando o paciente de que é necessário que ele de continuidade ao tratamento, e com este procedimento o paciente não pode deixar a Clínica, o nome deste tratamento é tratamento intensivo, sem opção de saída.
Então temos uma conscientização de tratamento e não um tratamento contra a vontade, e com o passar dos dias o paciente ira aderir e aceitar o tratamento desde que esse seja um Tratamento de alto nível como é o nosso, com isso o tratamento passa a ser voluntário, ou seja, com a aceitação do paciente e motivando ainda mais a conclusão total do tratamento, aqui chamado de tratamento intensivo sem opção de saída.
O Tratamento Intensivo, somente pode ser interrompido com a autorização pessoal do responsável que internou o paciente.
O Resgate Involuntário, portanto é uma Internação Involuntária e isso não significa jamais que o tratamento não ira funcionar, pelo contrario, o Internação e Reabilitação apresenta bons resultados de sucesso nos casos que recebemos involuntariamente.
É positivo o Resgate Involuntário?
Com certeza, o resgate não só é positivo como é tão necessário quanto uma cirurgia de câncer por exemplo.
Basta perguntar a uma Mãe que internou seu filho contra a vontade, e que hoje o seu filho esta muito bem, que com toda certeza ela afirmará que teve um ato de amor.
A internação involuntária é um ato de amor demonstrado no pior momento da vida do paciente, uma decisão que além de salvar o dependente, lhe dá a possibilidade de ser uma nova pessoa.
O Resgate funciona, é funcional?
Desde que seja feito por uma equipe de profissionais treinados e com experiência.
No mais, qualquer ação de resgate é arriscada, por mais que os órgãos monitore este tipo de pratica, existem diversas empresas que fazem a remoção de maneira totalmente comprometedora, colocando em risco a vida do paciente.
Algumas equipes utilizam até mesmo os pacientes em tratamento para efetuar a remoção.
Estamos aqui para lembra-lo que o Internação e Reabilitação disponibiliza de resgate especializado.
Quando e em qual fase pode se entrar com o Resgate do paciente?
A qualquer momento você pode internar ou solicitar a equipe de resgate, até mesmo porque infelizmente ainda existem familiares que acreditam que o dependente químico conseguirá parar de usar drogas e que só depende dele e de sua força de vontade.
Mas a verdade é que este pensamento tem matado muitas pessoas, pois sabemos que uma doença tão seria e que compromete totalmente o físico do dependente que jamais terá forças para tomar uma decisão tão difícil, é o mesmo que perguntarmos: drogas e álcool vocês querem se tratar ou serem internadas, com certeza as substancias irão dizer, não!
Depois de várias tentativas desesperadoras de tratamentos e clínicas, consultórios e mudanças geográficas é que os familiares realmente se conscientizam que somente uma internação involuntária resolverá a situação.
Antes disso os familiares preferem acreditar que não há necessidade de uma internação contra a vontade, pois estão diante do pensamento de que se o paciente for internado estarão punindo-o e não solucionando a questão da dependência química.
Este texto acima foi apenas para lembrar você de que não existe outra opção para o verdadeiro e duradouro tratamento além da Internação Involuntária.
Quem pode solicitar a Equipe de Resgate ou internar contra a vontade?
Somente pelos parentes de primeiro grau, como filhos, irmãos, pai e mãe, e em alguns casos a solicitação pode ser feita por outros familiares, porem o familiar de primeiro grau deve ser contatado, responder e assinar a internação involuntária.
O Internação e Reabilitação usa estes critérios para a apreciação do ministério publico que exige que seja feito desta maneira, este procedimento é seguro tanto para o familiar quanto para o paciente.